domingo, 21 de outubro de 2012

Sistema controle de estágio com fontes Parte 2

Continuando sobre o post demonstrando as telas do controle de estágio, segue abaixo mais algumas telas :

Tela de Cadastro de Parâmetro:
Permite efetuar inclusão, alteração, exclusão e consultar. Permite cadastrar as instituições de ensino na qual o coordenador presta serviços , desta forma então lhe proporcionando uma maior versatilidade, utilizando os parâmetros da definição dos cabeçalhos de relatórios.





Tela de Controle de Documentos:
Permite efetuar inclusão, alteração, exclusão e consultar através da tecla de atalho <F4> quando o foco estiver no campo ano letivo. Permite controlar a entrega dos documentos entregues pelos estagiários , na qual através do campo turma listo todos os alunos e o campo documento selecionar o tipo de documento e fazer o controle de quem entregou (sim/não) determinado documento naquela turma .



Tela de Controle de Avaliação:
Permite efetuar inclusão, alteração, exclusão e consultar através da tecla de atalho <F4> quando o foco estiver no campo ano letivo. Permite controlar as avaliações que deverão ser entregues pelos estagiários ao longo de seu trabalho que estarão distribuídos em datas diferenciadas, permitira selecionar então o  professor orientador e o tipo de avaliação a ser controlada desta forma listando todos os alunos do determinado professor e os dados referentes a avaliação a ser entregue permitindo ao coordenador de estágio ter um controle eficaz da movimentação das avaliações ao longo do ano letivo .



Tela de Controle de Bancas:
Permite efetuar inclusão, alteração, exclusão e consultar através da tecla de atalho <F4> quando o foco estiver no campo ano letivo. Permite controlar todos os dados referentes a banca de estágio através da qual selecionando o aluno terei acesso aos dados referentes a banca a ser realizada.



Tela de Controle de Bancas:
Permite efetuar inclusão, alteração, exclusão e consultar através da tecla de atalho <F4> quando o foco estiver no campo ano letivo. Permite controlar todos os dados referentes a banca de estágio através da qual selecionando o aluno terei acesso aos dados referentes a banca a ser realizada.




Filtro de relatórios:
TELA DE FILTRO DE Alunos com ou sem Professor Orientador.

Permite visualizar e imprimir relatório de alunos tendo então a opção de selecionar Alunos com ou sem Professor Orientador.





TELA DE FILTRO DE TOTAL DE ALUNOS POR PROFESSOR ORIENTADOR.

Permite visualizar e imprimir relatório de Total de Alunos por Professor Orientador, onde serão  exibidos todos os Alunos de determinado Professor.



TELA DE FILTRO DE FICHA DE AVALIAÇÃO.

Permite visualizar e imprimir relatório de Ficha de Avaliação referente a determinado trabalho.


Ficha de Avaliação referente a Especificação de Requisitos

Ficha de Avaliação referente ao Protótipo do Sistema


Ficha de Avaliação referente ao Manual de Análise




TELA DE FILTRO DE EMITIR NOTAS.

Permite visualizar e imprimir relatório de Emissão de Notas referentes a determinado trabalho.
Emitir Notas referente a Especificação de Requisitos


Emitir Notas referente ao Protótipo do Sistema


Emitir Notas referente ao Manual de Análise



TELA DE FILTRO DOS FORMULÁRIOS.

Permite visualizar e imprimir relatório de Formulários, referente a avaliação do Protótipo do Sistema, que serão impressos e devidamente entregue aos professores que estarão avaliando o Protótipo do sistema de cada aluno.



Permite visualizar e imprimir relatório de Formulários, referente ao Acompanhamento do Estágio, que serão impressos e devidamente entregue aos professores que estarão realizando o acompanhamento do estágio  de cada aluno .





TELA DE FILTRO DE ESCALA DE APRESENTAÇÕES DE BANCAS.
Permite visualizar e imprimir relatório de Escala de Apresentações de bancas, com seu determinado professor.




TELA DE FILTRO DE TOTAL DE BANCAS POR PROFESSOR_RH.

Permite visualizar e imprimir relatório de Total de Bancas pro Professor-RH.



TELA DE FILTRO DE SOLICITAÇÃO DE EQUIPAMENTOS.

Permite visualizar e imprimir relatório de Solicitação de Equipamentos para a realização das bancas de estágio.



TELA DE FILTRO DE Bancas por Professor.

Permite visualizar e imprimir relatório de Bancas /Professor. As bancas de estágio com seus professores convidados.



o sistema completo com os fontes e documentação estão disponíveis para downloads estão em :

descompacte em c:\
renomeie a pasta para Estagio, ficando assim c:\Estagio

ate o próximo post.

Sistema controle de estágio com fontes Parte 1


Buscando facilitar e agilizar todo o processo de informatização, foi criado um sistema com interfaces de fácil entendimento ,facilitando a comunicação e o acesso do usuário com o sistema. As principais características do sistema são:

  • Efetuar o cadastro de Alunos, Professores, Tipo Documento, Tipo Avaliação, Ocorrências, Empresa, Banca, Feriado, Categoria, Parâmetro ;
  • Controlar as Movimentações de Controle de Documentos, Controle de Avaliações e Controle de Bancas;
  • Emitir relatórios cadastrais (Aluno e Professor Orientador, Aluno pro Professor Orientador,  Total de Alunos por Professor Orientador);
  • Emitir relatórios gerenciais( Ficha de Avaliação Referente a Especificação de Requisitos,  Ficha de Avaliação Referente ao Protótipo do Sistema, Ficha de Avaliação Referente ao Manual de Análise, Notas Referentes a Especificação de Requisitos, Notas Referentes ao Protótipo do Sistema, Notas Referentes ao Manual de Análise, Formulário de Avaliação do Protótipo, Formulário de Acompanhamento do Estagiário, escala das Apresentações das Bancas,Total de Bancas Por Professor_RH, Solicitação de Equipamentos, Bancas por Professor, Notas Finais, Emitir Etiqueta de Professor, Emitir Etiqueta de Aluno e Emitir Etiqueta de Empresa .



Tela de Cadastro de Alunos:

Na tela de Cadastro de clientes permite incluir , alterar , excluir e consultar através da tecla de atalho <F4> quando o foco estiver no campo código. Também na tela de complemento me permite selecionar qual o tipo de cronograma que o aluno escolheu(semestral ou anual), a empresa na qual o aluno esta realizando seu estágio e qual o seu professor orientador.



Tela de Cadastro de Professor:

Permite efetuar inclusão, alteração, exclusão e consultar através da tecla de atalho <F4> quando o foco estiver no campo código. Permite selecionar a categoria do determinado professor.


Tela de cadastro de Tipo de Documento:

Permite efetuar inclusão, alteração, exclusão e consultar através da tecla de atalho <F4> quando o foco estiver no campo código. Permite cadastrar tipos de documentos que serão entregues pelos estagiários ao coordenador de estágio como (ficha do estagiário, ficha da empresa concedente).


Tela de Cadastro de Empresa:

Permite efetuar inclusão, alteração, exclusão e consultar através da tecla de atalho <F4> quando o foco estiver no campo código. Permite cadastrar todos os dados referentes a empresa concedente de estágio, também o nome do orientador de atividades que é quem conduzira o aluno na empresa.


 nesta postagem, demonstrei as telas de cadastros :

o sistema completo com os fontes e documentação estão disponíveis para downloads estão em :

descompacte em c:\
renomeie a pasta para Estagio, ficando assim c:\Estagio

ate o próximo post.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sistema Controle de Mensalidades

Desenvolvi um sistema de controle de mensalidades, em Delphi e resolvi compartilhar aqui no blog.
Acredito que seja um bom projeto para inicio de outros projetos ou mesmo para estudos em Delphi.
Bom vou descrever algumas funcionalidades, também está disponível para download.

Utilizei o Delphi 7, com banco de dados Firebird 2.1. 
O sistema possui os cadastros: "Aluno", "Turma", "Turma-Aluno", "Evento-Atividades", "Forma de Pagamento" e Movimentação de "Mensalidades".


Na tela abaixo, o consulta de aluno o sistema permite pesquisar pelo nome, automaticamente o sistema filtra o texto digitado.
 Na tela seguinte, temos os dados cadastrais do aluno, na aba Atividades do Aluno, é possível relacionar se o aluno possui outras atividades ou Material a ser cobrado na mensalidade do curso. exemplo : Apostila ou Parcela da "Formatura".

 
 
Na tela abaixo, ( mensalidade) é possível dar baixa nas mensalidades dos respectivos alunos.
ao efetuar uma baixa, o sistema cria automaticamente a proxima mensalidade com o vencimento e valores de acordo com o aluno , curso e suas atividades extras.


bom o projeto esta disponível para download em https://github.com/renatodavis/DelphiEscola
Execute o Firebird.exe, depois salve o diretorio "Escola" no C:\


ate o próximo post.